ROI – Retorno sobre o investimento: o que é e como calcular

O ROI – Retorno sobre o investimento é uma das principais métricas no marketing digital. Certamente por muitos anos os resultados de campanhas publicitárias foram analisados de forma empírica, ou seja, com base em achismos.

É válido salientar que no marketing digital, no entanto, tem uma série de outras métricas que tornaram possível saber exatamente a precisão e a eficiência indicadores sobre os investimentos realizados pelas empresas.

Aumento da receita pelo calculo do ROI

Dentre os indicadores o mais conhecido é o próprio Retorno Sobre o Investimento, sendo que ele é utilizado para que as empresas e gestores consigam entender melhor sobre o retorno de suas ações de negócio ou marketing.

Porém, muitos ainda não entendem o conceito e menos ainda de como esse cálculo é feito, tornando essa uma das métricas mais importantes dentro do marketing digital, é interessante conferir maiores detalhes abaixo.

O que exatamente é o ROI?

Sobre o ROI ele nada mais é do que uma abreviação do inglês: return on investment. Assim como o próprio nome sugere, o mesmo permite entender quanto dinheiro a empresa acaba perdendo ou ganhando com os investimentos realizados em diferentes canais.

Esse é um indicador capaz de fornecer o resultado final de cada ação ou campanha realizada, além de ser capaz de mensurar o custo com as mais novas ferramentas e treinamentos voltados para essa área.

Dessa maneira, será possível identificar quais são os investimentos que valem a pena, e como fazer para otimizar aqueles que estão efetivamente funcionando para que possam performar ainda melhor.

Pessoa mostrando gráficos que indicam o retorno sobre o investimento ROI

Lembrando que essa métrica é essencial, justamente por ser capaz de permitir que a pessoa consiga avaliar como corretas as iniciativas específicas que são capazes de contribuir com bons resultados da empresa.

Logo, é justamente com base no próprio ROI que a empresa conseguirá planejar as metas baseadas em resultados tangíveis, e de fato compreender se está valendo a pena ou não investir em certos canais.

Como é feito o cálculo do ROI?

Na realidade, existe uma fórmula muito simples para entender como calcular o ROI, ela consiste em: Colocar o retorno líquido (receitas – investimentos) dividido pelo próprio custo do investimento.

Fórmula para cálculo do retorno sobre o investimento
Fórmula para Cálculo do ROI – Retorno Sobre o Investimento

Podemos ter um exemplo melhor para confirmar esse cálculo, digamos que o ganho de determinada empresa tenha sido exatamente de R$ 100 mil reais, sendo que o investimento inicial foi de R$ 10 mil. Usando essa fórmula teremos um ROI = 9.

O ROI não tem uma unidade de medida em % (porcentagem), mas também pode ser visto desta forma multiplicando o resultado por 100. No nosso exemplo seria 900%.

Qual é a importância de calcular o ROI?

Certamente o ROI acaba sendo um indicador eficaz, principalmente quando se fala em calcular o retorno de uma aplicação, sendo que o mesmo é adequado a todos os investimentos e ainda aos diferentes canais.

Além disso, os investidores poderão ainda olhar para o mesmo quando forem avaliar a empresa, visto que é fundamental saber quanto ela ganhará para fazer o cálculo e verificar se esse é um investimento que efetivamente vale a pena.

Calcular o ROI para análise de viabilidade de campanha

Calcular o ROI somente depois de empenhar os seus esforços e investimentos em uma campanha de marketing é um erro comum que pode custar muito caro. No Marketing digital é possível, através dos dados, ter uma previsibilidade mínima antes de iniciar seus investimentos.

Tanto pra investimentos pontuais ou mudança de estratégia como um todo, se você não tem muitas certezas se o retorno é importante e indicado fazer um estudo da possibilidade de alcance da sua campanha.

Por exemplo, você tem um ótimo produto, uma boa oferta, mas seu canal de distribuição te restringe somente à sua cidade num raio de 30 quilômetros. Sem esta análise você não saberá quanto terá que investir para alcançar o objetivo.

Calcular o ROI para entender os investimentos em mídia paga

Alinhado ao tópico acima para análise de viabilidade, quando se trata de mídia paga através do Google, por exemplo, temos vários dados que nos auxiliam a entender como atingir os objetivos das nossas campanhas.

Na planilha para cálculo do ROI que disponibilizarei a seguir, tem outros dados e métricas que vamos utilizar pra entender a viabilidade em campanhas feitas pelo Google ADS, como:

  • CPC – Custo por Clique
  • Taxa de Rejeição
  • Taxa de conversão de leads
  • Taxa de conversão de vendas
  • Ticket Médio

Calcular o ROI para ajustar estratégias de outros indicadores

Muitas pessoas deixam de investir em alguns produtos ou até do negócio quando fazem investimentos e não tem o retorno desejado.

Mas o ideal é entender o que não deu certo ou o que pode ser melhorado. Por exemplo, você pode estar com uma taxa de rejeição muito alta, isso pode indicar que está atraindo a persona errada para sua oferta ou por que você tem algum problema na página de destino, como lentidão ou uma UX (Experiência do usuário) ruim para a ocasião.

Nenhum dado deve ser analisado individualmente, é importante analisar cada caso e tentar encontrar a raiz do problema e fazendo as correções pontuais.

Planejamento de metas de resultados baseados no ROI

Ademais, estar sempre atento a esse indicador, acaba permitindo ainda que a empresa consiga planejar suas metas com bases em resultados que são perfeitamente possíveis de alcançar, tudo isso observando o que foi realizado anteriormente.

Além disso, esse indicador ainda pode identificar o tempo que os investimentos acabam levando para trazer retorno em cada área.

Tempo que leva para ver o retorno sobre os investimentos

Ademais, toda e qualquer empresa e gestor precisa entender exatamente o que o ROI significa e exatamente como essa métrica é capaz de influenciar nos objetivos.

Lembrando que o ideal é traçar metas realistas e monitorar constantemente, para poder verificar se estão indo pelo caminho traçado.

Montando um relatório completo para provar o ROI

Se a pessoa é profissional de marketing, logicamente em algum momento precisará montar um relatório para finalmente apresentar os resultados de todas as ações e até mesmo estratégias do marketing digital para a diretoria da empresa ou quem sabe para algum cliente.

Além disso, é bem comum que algumas pessoas ainda não saibam exatamente como fazer esse processo para apresentar todos esses dados da melhor maneira possível. Sendo assim, é importante ter em mente algumas informações sobre a criação de relatórios do ROI:

Dados e informação são diferentes um do outro

Na verdade, não adianta nada usar todos os dados que estão à disposição principalmente quando eles não fazem sentido para o cliente ou empresa. Além do mais, os relatórios mais enxutos ainda são capazes de ajudar a entregar as informações que são efetivamente relevantes.

Relatórios devem ser capazes de direcionar os próximos passos

É importante salientar que relatórios não devem existir apenas para provar novos resultados, pelo contrário, devem ser capazes de direcionar os próximos passos. Além do mais, o tamanho desse relatório e o tempo usado para ser feito não são nada determinantes para sua relevância.

É interessante compreender ainda que um relatório que levou pouco tempo para ficar pronto, pode sim conceder mais informações do que outro que levou mais tempo e com maior quantidade de dados.

A planilha para cálculo do ROI

Para finalizar, o ROI é fundamental no que diz respeito ao crescimento de um negócio, e isso acontece porque ele é capaz de ajudar por completo no planejamento, na priorização dos investimentos realizados e por fim na tomada de decisão.

Com isso quero disponibilizar pra você esta planilha de calculo do ROI para que possa explorar novas possibilidades na gestão da sua empresa com base em dados.

Nesta planilha você tem 5 abas:

  • Categorias: Você pode adicionar as categorias de seus investimentos pra facilitar o entendimento e reaproveitar os dados;
  • Investimentos: Nesta aba você lança todos os investimentos que fez nesta campanha. Caso não seja análise para ROI do Google, pode lançar inclusive outros custos com a operação, como telefone, comissões, salários de pessoas alocadas somente para aquela estratégia.
  • Ganhos: Aqui você pode lançar as receitas de forma resumida ou analítica, a planilha vai somar os valores para adicionar a Dashboard de gráficos.
  • ROI: Nesta aba você verá a performance do ROI padrão, que não é específico de mídia paga do Google.
  • Análise: Neta aba você pode fazer estudos da sua análise de viabilidade das suas campanhas do Google. Basta informar CPC, taxa de rejeição, conversão de leads e vendas, ticket médio e o ROI mínimo desejável.

Somente a partir daí a gestão acaba ficando mais robusta e principalmente: mais assertiva, favorecendo assim, o crescimento de um negócio.

Dashboard de Planilha para calculo do ROI - Retorno sobre o investimento
Planilha do ROI para Download

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