Transformação Digital: O conceito além da tecnologia

A transformação digital tem sido uma fase de transição de eras que impulsiona às pessoas desta nova geração, por meio das facilidades, o rompimento do conformismo pra buscar o novo e admirável.

Transformação digital, não é sobre você utilizar algumas ferramentas virtuais ou as redes sociais para um negócio. É sobre você debruçar suas principais estratégias sobre este modelo de crescimento escalável.

Logotipos de redes sociais apresentando o aspecto da transformação digital
Logotipos de redes sociais apresentando o aspecto da transformação digital

Não estamos falando sobre uma adaptação do modelo de gerir negócios acrescentando estratégias de marketing digital. Transformação digital gera novas frentes de negócios ou muda a proposta de valor do seu negócio.

Irei apresentar a seguir como as empresas estão crescendo e se destacando com o correto conceito de transformação digital.

O que é transformação digital

Transformação Digital é a capacidade de ser ágil às constantes reações do mercado frente à economia, comportamento do consumidor, tecnologia e metodologias de gestão disponíveis no momento.

Vamos entender a seguir, qual é o conceito que é ignorado muitas vezes quando se trata de transformação digital nas empresas, além de casos de sucesso e fracasso pela observação dos pontos desta abrangente habilidade.

O que precisa ser transformado?

Todo processo de transformação exige, no mínimo, uma mudança da mentalidade (mindset) das pessoas de uma empresa, desta forma não é possível fazer a transformação digital sozinho, porque são as ações conjuntas que geram resultados exponenciais.

Para resumir, é necessário que você seja um agente transformador, um protagonista da transformação dentro do seu negócio, um evangelista das boas práticas orientadas às ações e estratégias digitais.

Quais são os principais motivadores para transformação digital?

Na sequencia, falarei de alguns dos vários motivadores da transformação digital para o seu negócio, mercado e consumidor.

Em primeiro lugar, as empresas que adotam estratégias digitais tem melhores resultados em relação às demais.

Em segundo lugar, no Brasil, as empresas com maior maturidade digital são mais difíceis de serem alcançadas pelos seus concorrentes.

Em terceiro lugar, e mais importante, é que os consumidores se beneficiam de melhores produtos e experiências.

A transformação digital direciona o comportamento do consumidor

A inovação eleva a experiência dos consumidores para outro patamar e o nível global de exigência, respectivamente. É impossível acompanhar, no modo tradicional e em tempo de execução, as mudanças do nível de exigência e comportamento dos consumidores.

Transformação digital também é ser Data Driven, Orientado aos Dados. Desta forma, pode-se identificar com maior agilidade as mudanças no comportamento dos consumidores por região, segmento e inclusive em relação ao seu produto e sua marca.

Dashboard com gráficos no cenário de uma empresa orientada a dados
Data Driven

Não estar no âmbito digital é abrir mão de pleitear e competir com os maiores players do mercado. É seguir a onda de iniciativas que deram certo pelos concorrentes e muitas vezes fora do time(tempo).

A transformação digital é um diferencial estratégico

Em relação ao “digital”, aproveitar a celeridade provocada pelas ondas de inovação não é o suficiente, por isso a provocação do nosso post é o “conceito além da tecnologia”.

Normalmente as empresas que iniciam na internet, começam a fazer várias estratégias de Marketing Digital, como:

  • Gestão de Redes Sociais
  • Criação de Website
  • Campanhas com mídia paga como Google Ads e Facebook Ads
  • Criação de conteúdo

Mas, lamentamos dizer que isto não é o suficiente se não houver uma mudança na cultura e forma de capturar insights para direcionar suas estratégias e estrutura organizacional. Isso impacta diretamente no resultado e crescimentos das empresas.

As companhias líderes em maturidade digital no Brasil apresentam resultados, no EBITDA, até 3 vezes maiores em relação às demais empresas.

Entendendo o nível de maturidade da transformação digital no Brasil

Maturidade digital é o estágio da transformação em que uma empresa se encontra em relação à tecnologia e metodologias disponíveis no momento, ou seja, uma empresa pode ser considerada madura hoje e deixar de ser amanhã.

Quais as principais características que indicam a maturidade na Transformação digital?

Algumas características são identificadas claramente nas empresas que mais crescem em nível de maturidade e resultados, respectivamente. Então citarei abaixo as principais características que se encontram nestas corporações.

Relacionamento com o cliente

Manter um relacionamento ativo com o cliente é um diferencial das empresas com maior taxa de crescimento. Não somente no pré-vendas, mas também no sucesso do cliente e no pós-vendas.

É relativamente mais barato e performático manter clientes e vender pra quem já conhece seu produto ou serviço do que captar e fidelizar novos clientes.

Processos com foco na experiência

O cliente como foco das estratégias de transformação digital é, de longe, o melhor sinal de que tudo vai bem.

Pensar como gerar uma melhor experiência, surpreender o cliente, agir antecipadamente às suas necessidades, gerará, como acontece nas empresas com crescimento exponencial, muitos resultados constantes nos negócios.

Novos modelos de negócios

Outra característica importante de uma empresa em transformação digital, é a criação de novas frentes de negócios. Às vezes modelos já existentes e consolidados e outros criados pelas oportunidades e insights gerados pelos indicadores.

Cultura e identidade corporativa

As empresas de maior destaque, que estão na lista das mais “digitais”, tem uma identidade bem definida e slogans que criam entre os colaboradores unicidade, senso de quem faz parte de algo maior e que tem objetivos.

Gestão por metodologias ágeis

Um desafio que surge com o crescimento das empresas é a gestão de pessoas, pra remar numa única direção, sentir-se donas do negócio.

As companhias no topo desta listas fazem a propagação de conhecimento e adoção de metodologias ágeis, criando times multidisciplinares em todos os departamentos e trabalham com ciclos curtos e melhoria contínua.

Orientação aos dados

Dentre as características citadas, a orientação aos dados (Data Driven) determina também, se o negócio terá o maior market share pela antecipação das decisões e conhecimento das tendências do mercado.

O que os dados dizem sobre as empresas que tem maior nível de maturidade digital?

No Brasil, as empresas com maior maturidade digital também apresentam desempenho financeiro 3 vezes maior do que as demais.

Disparidade de maturidade digital no Brasil

Você pode estar se perguntando… O que vem antes? A transformação digital para alcançar os resultados, ou ter iniciativas de transformação após obter estes resultados?

Mais uma vez, não é só iniciar estratégias de marketing e branding que o torna um agente da transformação digital, é um conceito além da internet, como estrutura organizacional, cultura, talentos, teste, experimentação, foco na geração de valor, etc…

Disparidade no nível de transformação digital

A medida em que as empresas evoluem no processo de transformação digital, ponta a ponta, criam uma disparidade muito grande em relação àquelas de menor maturidade, isso reduz as possibilidades de alcance destes dois polos.

Isso reforça o quanto a transformação digital é célere. Se os negócios não mudarem, morrerão.

Por que alguns negócios bem sucedidos acabam fracassando?

Agora, vamos chegar a alguns exemplos de modelos de negócios que ficaram estagnados no mercado e morreram literalmente, ou estão na berlinda e outros crescem 5 vezes ao ano.

O exemplo da transformação digital da Netflix e a queda do mercado das locadoras

A Netflix iniciou seus serviços buscando inovação no anterior conceito de locadoras. Eles enviavam DVDs pelo correio americano em 1996 e em 2007 já entregava seu bilionésimo DVD. Depois disso em 2011, com um novo modelo de negócio, já tinha mais de 23 milhões de assinantes e nunca mais parou de crescer.

Um questionamento importante aqui é: E se a Netflix não fosse transformada digitalmente de tempos em tempos? E se ela continuasse entregando somente DVDs?

A transformação digital é um processo contínuo, semelhante aos modelos de negócios que tem o seu ciclo de vida. No caso específico a Netflix passou por várias alterações no seu modelo de negócio, da entrega de DVDs até a produção de filmes e séries próprias.

Podemos dizer o mesmo de muitos outros negócios em diferentes estágios de transformação digital que estão “matando” os “retardatários digitais“.

O caso Kodak, da inovação ao fracasso

O caso de fracasso da corporação Kodak é um dos mais conhecidos no mundo, pois reúne aspectos de domínio de mercado até o seu fracasso pela falta de inovação.

Nos anos 70 estava no auge das vendas de câmeras e filmes. Com mais de 100.000 (cem mil) colaboradores ao redor do mundo, seus lucros já estava na casa dos bilhões.

Ter apenas um caminho para inovação é um risco. As vezes, seu produto deve sair da vitrine para entrada de novos antes que sua concorrência o faça.

A transformação digital na Kodak, crescia a passos lentos com a criação de câmeras digitais (considerando este um sub mercado ainda). Provavelmente eles não podiam prever o comportamento do consumidor pra trazer a inovação deste produto como foco principal.

Nos anos 90, o atraso na transformação digital da Kodak, dificultou competir com outros players e tiveram muitos prejuízos por não conseguirem fazer com eficiência seus produtos. Tal déficit chegava a $60 dólares para cada máquina produzia.

Em 2012, decretou falência e no desespero processava empresas como a Apple e outras por direitos de patentes. Hoje a Kodak tem 5% do tamanho que já foi um dia.

A transformação digital não é só para grandes empresas

Nos dois exemplos acima, vemos casos completamente diferentes. O caso da Netflix que surge para desbancar um modelo fracassado de entrega de entretenimento por filmes e séries e o caso da Kodak que mesmo no topo da inovação deixou este processo fracassar.

A transformação digital, que envolve todos os aspectos já citados, faz com que as empresas vivam processos de inovação constante.

Muitas pessoas se veem longe desta possibilidade pois não se sentem criativas o suficiente, ou não acreditam nas suas próprias ideias. Eu afirmo que não são suas ideias que farão a transformação digital e sim, a constante mudança baseada no que se pode aprender com o consumidor.

Para resumir a verdadeira transformação digital, está além da tecnologia, que é feita na raiz, nascendo na mentalidade do fundador, gestor ou colaborador e avançando para diversas áreas da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários em “Transformação Digital: O conceito além da tecnologia”

  1. Leandro Soares Scoralick

    Um alerta para empresários, profissionais das mais diversas áreas, gestores, donos de negócios e todas as pessoas interessadas no contemporâneo, interessadas em se manter, sobreviver e não só isso, crescer, desenvolver.
    Obrigado Misael, por trazer-nos a profundidade de um conceito tão mal compreendido e muitas vezes, visto com razoabilidade por muitos!

Rolar para cima