LTV – Valor do Ciclo de Vida do Cliente?

Você sabe qual é o LTV – Valor do Ciclo de Vida do Cliente de sua empresa? Como ela está aproveitando seus clientes atuais? E então qual é o valor médio que um cliente acaba gastando com seus produtos e/ou serviços durante o relacionamento dele com a empresa? 

Na realidade, calcular quanto cada cliente rende para uma empresa e qual é o valor futuro que ele pode gerar é essencial para que a empresa tenha sucesso. Por esse motivo, entender o que é o Lifetime Value é muito importante.

Essa etapa é ainda mais importante do que sair fazendo contas, até mesmo porque existem várias fórmulas para definir perfeitamente este índice, lembrando sempre da importância de levar em conta todas as especificidades desse mercado.

É interessante entender exatamente o que é o LTV e de que forma ele interfere dentro de uma empresa, sendo assim, abaixo maiores detalhes serão repassados referente ao Valor de Ciclo de Vida do Cliente.

Então o que é o LTV?

Na verdade, o LTV nada mais é do que uma métrica essencial para que o planejamento estratégico de uma startup dê certo, além disso, essa métrica é a responsável por determinar qual é o valor de um cliente para uma startup.

Sendo assim, será mais fácil entender quanto exatamente um cliente é capaz de gastar com os produtos ou serviços durante todo o relacionamento com a empresa. 

Ademais, o Lifetime Value pode e deve ser traduzido como o valor do próprio ciclo de vida, ou seja, quanto em média os clientes acabam investindo durante esse relacionamento total com a empresa.

Por que o LTV é mais conhecido como “em média”? 

Para entender da forma mais simples possível, é possível imaginar um SaaS (Software as a Service) que na realidade, cobre em média R$ 2.500,00 de mensalidade dos clientes. Quanto a eles por sua vez, usam os serviços por cinco anos em média.

Nesse exemplo quanto cada cliente acaba investindo em média ao longo de sua relação com a empresa em questão? Na verdade, para responder à pergunta devemos pegar o número fornecido de R$ 2.500,00 X 12 mensalidades (ano) X 5 anos = R$ 150.000. 

Dessa forma, cada contrato acaba rendendo em média R$ 150 mil à startup. Ademais, é importante entender que alguma coisa fica repetindo em média durante todo esse cálculo, sendo que o LTV é um índice definido pela própria média de outros indicadores.

Entre os principais indicadores, os principais deles são o ticket médio, o número de vezes que esse investimento acaba se repetindo durante esse período analisado e ainda a longevidade do relacionamento entre empresa e cliente. 

É justamente aí que começa uma das primeiras tarefas práticas para se chegar ao Lifetime Value: é preciso controlar e analisar de forma constante os leads e até mesmo o comportamento dos clientes em relação a empresa. 

Apenas tendo esses dados apurados durante algum tempo, será então possível chegar a resultados ainda mais concretos. Lembrando que o Lifetime Value acaba se modificando juntamente com a mudança de estratégias, vendas e até mesmo produtos.

Sendo assim, é essencial refazê-lo para poder garantir uma maior assertividade de resultados.

Entenda como o Lifetime Valeu acaba ajudando na prática

O LTV é essencial para saber exatamente qual é o potencial de investimento de cada cliente, sendo esse um dos diagnósticos da saúde de seu negócio em questão. Além do mais, a análise do Lifetime Value, está diretamente ligada à comparação com o próprio Custo de Aquisição por Cliente (CAC).

Lembrando que quanto maior o Lifetime Value nesta equação, então melhor será para a empresa que está realmente lucrando principalmente em relação ao investimento na conquista de novos leads. 

Uma relação completamente parecida acaba sendo a base dos clubes de assinatura, que acabam incluindo ainda custos como produto, e frete dentro desta conta. 

Além disso, apenas uma ou duas mensalidades não são suficientes para obter lucro ou ainda para zerar essa equação em certos casos. 

Porém, sabendo a empresa que o cliente por exemplo permanecerá em média 18 meses com essa assinatura, então sim, seu LTV será maior que o investimento realizado ao final do período. 

Conhecendo os cálculos de Lifetime Value suas variáveis e constantes

Geralmente a fórmula mais comum do LTV foi aquela apresentada acima como o exemplo, porém, abaixo será possível visualizá-la novamente: 

Ticket médio do período analisado X Média de repetições do Investimento no período analisado X Média do Tempo de Relacionamento do Cliente com a Empresa

Porém, ainda existem alguns cálculos mais complexos, sendo que esses possuem diversas variáveis e constantes, que acabam permitindo um estudo ainda mais aprofundado e resultados bem mais precisos. 

Além disso, há um exemplo simples de como esses clientes podem ainda ser separados em grupos justamente de acordo com seu comportamento, para que a pessoa possa focar maiores esforços em determinados segmentos. 

Dessa forma, fica ainda mais fácil compreender a importância de realizar investimentos na atração de bons clientes, que acabam custando um pouco mais durante a fase da aquisição, entretanto, são ainda mais lucrativos. 

Quando a empresa consegue analisar os dados e testar as fórmulas mais conhecidas, ela acaba sendo capaz de conhecer o LTV, quando o mesmo anda em conjunto com o CAC, isso fará com que uma startup/empresa seja ainda mais assertiva com seus clientes. 

Por que cuidar e entender mais sobre o LTV?

Certamente o Lifetime Valeu é sim uma métrica essencial para embasar tomadas de decisão da gestão, guiar a estratégia de marketing e ainda fazer todo o planejamento comercial da mesma.

Sendo assim, esse indicador é importante para a lucratividade desse negócio, portanto, se a sua empresa ainda não acompanha tais números, então esse é o momento para iniciar a coleta de dados e empregar essa fórmula LTV.

A partir dessas análises será possível não somente reter como fidelizar clientes, e isso resultará em um lucro bem maior principalmente a partir do dinheiro que os mesmos gastam em produtos ou serviços da marca.

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